Como escrever um ensaio acadêmico

ensaio Um gênero textual de difícil delimitação é esse tal de ensaio, né? Recentemente, escrevi dois artigos a respeito, inclusive, mostrando o quanto o gênero ensaio é, inúmeras vezes, confundido com artigo de opinião, diário pessoal etc. Sabemos que existe mais de uma modalidade de ensaio: ensaio livre, ensaio artístico, ensaio acadêmico dentre outros. Vou me ater ao ensaio acadêmico e penso nesse post deixar algumas informações que sirvam de orientação para a escrita do mesmo.

Para começar, deve-se ter em mente que o ensaio acadêmico, antes de tudo, exige: um assunto específico para abordagem; interpretação pessoal sobre o dado assunto; pesquisa referencial – ou seja, o que as outras pessoas também dizem sobre aquilo – e conclusão. Esses pontos são primordiais para o planejamento inicial.

Outro ponto importante é ter discernimento para que o assunto que escolher não seja amplamente genérico nem completamente “manjado”, pois o ensaio vai trazer impressões pessoais e deve-se ter cuidado para não cair na mesmice. Em outras palavras, o ensaio não pode ser aquela escrita da qual quem começar a ler já saberá o final.

O planejamento, após a escolha do tema, é primordial. O momento agora é de buscar referências – em papel, internet, blog… – para que se possa, a partir de leituras sobre o tema, entender quais os principais questionamentos levantados até então. Depois disso, a pessoa já estará apta a falar com uma maior autoridade sobre o assunto, podendo, inclusive, opinar a respeito.

Após as leituras, deve-se fazer fichamentos, apontamentos prévios sobre como proceder no ensaio. Nesse momento, já se tem um esboço do que vai ser escrito e o ensaio começa, então, a criar forma, mesmo que de rascunho.

Para que essa escrita atenda a necessidade do ensaio acadêmico, deve-se tomar como base a estrutura exigida, que ancora o caráter técnico do ensaio. Obviamente, o ensaio vai deixar o autor como a pessoa que tem as reflexões pessoais, mas isso não o exime de citar as fontes – que já foram pesquisadas – que tragam à lume ideias sobre o tema. Vale lembrar que o ensaio, antes de tudo, deve conter uma estrutura típica, que engloba introdução, fundamentação e conclusão. Na introdução dá-se uma pincelada básica sobre o tema; na fundamentação expõem-se os argumentos e contra-argumentos; e na conclusão coloca-se o ponto principal abordado no ensaio, de um modo que revele a sua opinião sobre o assunto.

As citações e as bibliografias utilizadas devem ser citadas ao término do ensaio. Elas são importantes para justificar as fontes de pesquisa que te auxiliaram na elaboração ensaística. Além disso, em alguns casos, pode haver a necessidade de incluir anexos para um melhor entendimento.

É isso, colegas! Mãos a obra!

About these ads

~ por Ricardo Yama em 31/05/2009.

85 Respostas to “Como escrever um ensaio acadêmico”

  1. Como você explicaria a estruturação de um ensaio seriado onde a temática geral é a mesma, mas cada ensaio dentro desta série tem um assunto específico que remonta à temática geral? Será que a estruturação nesse caso específico vai além de uma introdução, fundamentação e conclusão já que eles são interdependentes?

    • Eu estudante de administraçao publica no primeiro ano gostaria d mas auxilio nesse tema abordado quem tiver paçiençia por favor k ajunde a cursar com sucesso

  2. Adelle,

    É realmente interessante pensarmos em um ensaio seriado. Mas, levando em consideração o ensaio de modelo acadêmico, me parece se tratar de um ensaio com subtemas distintos, pois existe uma temática geral. Em outras palavras, se eles são interdependentes, penso se tratar de um ensaio de uma grande temática, com particularidades distintas das quais deverão ser abordadas no corpo do ensaio. De fato, seria interessante ter mais informações de quem propõe essa temática.

    Um abraço e participe sempre!

  3. Olá Ricardo, achei muito interessante suas observações acerca de um ensaio acadêmico. Estou cursando uma disciplina de estágio de observação em sala de aula (licenciatura) e a professora pediu que em vez de fazermos o tão “batido” relatório de estágio, fizéssemos um Ensaio acadêmico, você acredita que seria possível/pertinente eu partir de um evento particular de minhas observações em sala de aula para a construção do ensaio, já que ele parte de uma necessidade/perspectiva pessoal, ou seria melhor não arriscar e tratar da observação como um todo? Assim, só quero uma opinião, rs…

    Obrigada

  4. Olá, Fabiane! Não vejo problema nenhum em seu ensaio partir de um evento pessoal. Acho, inclusive, que o ensaio tem mesmo esse intuito. Só acho que a introduçao deve ficar clara quanto ao ensaio de um modo geral, sendo que, inicialmente, você diga a que se propõe o ensaio. Depois disso, como você vai descorrer sobre a temática fica a seu encargo.

    Grande abraço! Volte sempre!

  5. Olá sernhor Yamashita. Curso o 2º semestre de letras – potuguês. Tenho que escrever dois ensaios. Um é livre e o outro é acadêmico. Estou com dúvidas no ensaio livre. Qual a diferença deste para o ensaio acadêmico? Infelizmente, como se contrói um ensaio, ainda não foi abordado em sala de aula. Cada professor me diz algo diferente e superficialmente. Não entram em detralhes.
    Estou preocupada,pois ambos serão apresentados no site da faculdade e tenho medo de fazer algo errado. O senhor poderia me dar dicas e me sugerir livros que abordem melhor sobre o assunto?

    Muito obrigada!
    Um abraço.

    • Olá, Miriam!

      Bem, existe, de fato, algumas marcas distintas entre os dois tipos de ensaio. No ensaio acadêmico, podemos falar numa perspectiva pessoal – em primeira pessoa -, porém, nosso discurso deve possuir um tom acadêmico, ou seja, devemos ter a chamada “linguagem científica” em uso. Ao falarmos sobre as teorias, por exemplo, devemos citar as fontes. Se vc for falar, por exemplo, em gerativismo, vc deve citar o autor (CHOMSKY, 1957). o seu discurso deve ser, portanto, amparado pela cientificidade. Já em um ensaio livre essa necessidade se esvai e vc pode manter uma escrita mais solta, não precisando necessariamente “dar nome aos bois”. Grosso modo, tentei te passar o que seria mais importante neste momento prévio de sua escrita. Espero ter te ajudado. Qualquer coisa, mantenha contato.

      Abraço.

  6. olá,estou tendo dúvidas de como começar um ensaio acadêmico,curso Design e português está sendo uma das matérias deste mês,e o tema é sobre um filme,nem sei por onde começo,pode me ajudar?

  7. Gostei demais, bem sucinto!
    Tirei muito proveito.

    Muito grata

    Noemi Silva

  8. Gostei muito desse site estou pesquisando a melhor forma de escrever um artigo, curso licenciatura em geografia e pretendo depois que concluir ir para o mestrado.
    Um abraço e obrigado pelas dicas postadas.

    • Obrigado, Wilson! Em breve, teremos novos posts sobre como preparar artigos!
      Apareça sempre!

  9. Adorei esse site,sou estudante do curso de Letras em fim de curso e necessitava realmente de algo assim,obrigado mesmo.
    Abrazos!

  10. Parabéns pelo site, adorei sou aluna de Letras fim de curso e necessitava muito de algo assim.
    Abraços!

    • Ok, Challena. Espero contribuir mais vezes para seus trabalhos. Participe sempre.
      Abraços.

  11. Gostaria de saber o que significa “forma” e o que a compõe num trabalho acadêmico.

    • Olá, Marcia. Com relação à “forma” a que vc se refere, penso eu se tratar da estrutura que compõe um trabalho acadêmico, ou seja, as normas que a regem para que vc o enquadre. Geralmente, a forma dos artigos acadêmicos são regidos pela ABNT, normatização considerada padrão. É interessante vc conhecer o tipo de gênero específico – ensaio acadêmico, artigo científico, resenha crítica – e se amparar pela ABNT, ou, ainda, de acordo com as normas da instituição a que vc se propor escrever um trabalho acadêmico, ok?
      Espero contribuir de alguma forma com essa resposta.
      Abraços e participe sempre.

  12. BEM, FOI AGRADAVEL DE TER PERCEBIDO AS PRIMEIRAS DICAS DE COMO FAZER UM ENSAIO, APESAR DER CADA AUTOR TER AS SUAS HIPOTESES MAS BASTA ANALISAR A CADA UMAS DELAS, CRITICAR E DANDO O SEU PARECER SEGUNDO OS PARAMETROS LEGAIS PAUTADOS NA INSTITUICAO EM QUE O AUTOR ESTIVAR INSERIDO.

  13. Oi Ricardo, agradeço a ajuda em forma de materia!!! Realmente estava perdida para fazer esse bendito ensaio..

  14. Olá.
    Qual norma da ABNT eu devo seguir para a produção de um Ensaio Acadêmico?

    Obrigado.

    • Depende muito das exigências de quem solicita a escritura do ensaio, Raphael. Porém, as regras básicas da ABNT para um ensaio acadêmico enquadram sua estrutura muito próxima a de um artigo científico. A diferença entre ambos é que o ensaio permite que vc descorra em primeira pessoa, com opiniões bem particulares, diferente de um artigo científico.

  15. Valeu pela dica Yamashita. Para ajudar aos outros leitores do site, informo que a norma para artigo científico é a NBR 6022.

  16. Boa noite Senhor Yamashita,
    Socorro!
    Sou menstrando na Universidade Catolica de Mozambique.
    Tenho 4 ensaios academicos por apresentar para avaliacao no modulo de Organizacao do Trabalho Pedagogico. Nao imagina a situacao que estou enfrentando. Na quinta feira passada eu e os meus colegas que tambem cursam comigo, entregamos os primeiros dois ensaios e hoje era para entregar os outros dois. Nada feito! O professor devolveu todos porque nao estao bem. Agora tenho um tempo muito limitado para refazer 4 ensaios. Os dois primeiros sao trechos de Libaneo(2008:55) extraidos do Livro <Pedagogia e pedagogos. Para que? 1. Trecho: "…o trabalho pedagogico nao se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo o trabalho docente seja um trabalho pedagogico".-Discuta a afirmacao! 2. Trecho: "…a base comum de formacao de educador deve ser expressa num corpo de conhecimentos ligados a pedagogia e nao a docencia…" -Discuta a afirmacao! 3. Trecho: Os objectivos e conteudos da educacao nao sao sempre identicos e imutaveis, antes variam ao longo da historia e sao determinados conforme desdobramentos concretos das relacoes sociais, das formas economicas de producao, das lutas sociais. Libaneo(2008, p. 79).-Que implicacoes tem essa forma de pensar para a organizacao do trabalho pedagogico? 4.Trecho: O trabalho pedagogico deve facilitar o dominio pelo aluno do conhecimento e o desenvolvimento das suas capacidades humanas: pensamento autonomo, coragem de duvidar e interrogar a realidade e a capacidade de dar respostas criativas a problemas praticos. -Comente!
    Como devo fazer esses ensaios? Existe uma estrutura tipo para seguir? Em termos praticos, como devo esbossar as minhas ideias? Comessar por dizer se concordo ou nao, para depois argumentar? Preciso fazer uma introducao, fundamentacao e conclusao?
    Por favor Senhor Yamashita, ajude-me com dicas bem objectivas. Estou terrivelmente assustado, pois esta e a minha primeira vez estudar no meu pais. Fiz a licenciatura na Alemanha e uma pos-graduacao em Portugal. Hoje tenho que me virar no meu proprio pais. Nao esta facil nao! Entao, me da as dicas ou dicoes Senhor Yamashita?
    Prazer conhecer este site e o Senhor. Abraco! Estou a espera!

    • Olá, Cristovão. Tudo bem? De antemão, é necessário sabermos se o ensaio que vc vai escrever se trata do ensaio acadêmico. Caso sua resposta seja afirmativa, vc pode desenvolvê-lo através de suas próprias concepções, mas, caso vc se reporte a ideia de outrens, deve citar as fontes, tanto no corpo do texto como no final, através das Referências. Quando a proposta ensaística possui interjeições como “comente”, “que implicações” etc, isso significa que vc deve focar sua própria concepção e não se ater a uma resposta apenas mecânica, objetiva, do tipo, concordo ou não concordo. Deixe que a resposta para isso venha com suas palavras, no interior do texto. A sequência para o ensaio é vc quem deve dar, mas, basicamente, vc deve introduzir o questionamento de um modo que lhe seja peculiar, ou seja, de um modo que puxe o assunto para sua perspectiva, seja para se reforçar no discurso de outros autores, seja para o seu. O desfecho deve trazer uma posição, que deixe clara seu posicionamento naquele momento, afinal, o ensaio é algo momentâneo.
      É mais ou menos isso. Espero ter te ajudado, Cristovão. Abraço.

  17. Obrigado pela ajuda.

  18. eu havia lido algo bem “pesadão” sobre ensaios,mas a contrstante levesa com que falas de ensaio acadêmico,confesso,me desassustou bastante e logo eu que sou autodidata em tudo…por isso temia “explicações” sobre o tal do ensaio.realmente grato,

    lucas de grammont.

    • Fico feliz que o artigo possa ter te ajudado de algum modo, Lucas.
      Continue participando.
      Abraço.

  19. Fiquei feliz em encontrar o site. Começou a clarear as idéias sobre como escrever um ensaio.
    Obrigada

    • Olá, Rute. Eu é quem fico feliz em poder contribuir contigo de algum modo. Volte sempre!

  20. O ensaio acadêmico para pos graduação necessita de capa assim como a monografia ou segue as normas de um artigo científico?

    • Hellen, cada especialização se utiliza de regras específicas, de acordo com normas internas ao programa, curso etc. Porém, de modo geral, se o seu ensaio significa a nota da disciplina, com certeza ele deve possuir capa, bem como seguir as normas da ABNT – Este trabalho é apresentado como nota avaliativa da disciplina xxxx do curso xxxx e por aí vai.
      Espero ter te ajudado.

  21. As suas definições sobre o assunto, e como fazer, me tiraram do sufoco. Valeu Yamashita.

  22. Achei o texto bem elucidativo. Mas, assim… tem referência?! Ou vc me indica alguma referência bibliográfica? Obrigada!

    • Olá, Larissa. Para mais informações sobre trabalhos acadêmicos, leia METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO, de Antônio Joaquim Severino. Espero que te ajude, Larissa. Volte sempre.

  23. Obrigado pela mão! Simples e eficaz!

    • Eu é quem agradeço sua visita, Leonardo. Fico feliz em ajudar de algum modo.
      Volte sempre!

  24. Cara, sua exposição sobre como fazer um ensaio esclareceu muita coisa. Obrigada.

    Salvou a calourada, rs.

  25. Muito útil esse post. Um grande abraço do fotógrafo HenriqueMattos.
    Conheça meu blog também. Valeu !!!

  26. Então qual é a diferença de um ensaio pra um artigo? Não consegui entender muito bem pelo que você falou. Porque no artigo também se usa referências bibliográficas. Você pode me ajudar?

    • Olá, Thais. Um ensaio acadêmico te permite ser “mais livre” com relação ao seu posicionamento, ou seja, o ensaio te permite, com maior liberdade, apresentar propostas ou posicionamentos “em andamento”, sendo que em um artigo científico, você tem a obrigação de apresentar dados conclusivos com relação ao objeto de sua análise. Caso tenha mais dúvidas, faça contato, ok? Espero ter te ajudado.

  27. Tenho um ensaio pra fazer, o ensaio é sobre dois filmes e uma parte de um livro. Como funcionaria o ensaio ? eu pegaria um tema que abrange tudo e desenvolveria dentro do que eu vi dos filmes, ou teria que partir pra fontes externas do que foi passado em sala de aula ? Pode ser dúvida tola, mais isso tá me deixando preocupado já, desde já agradeço.

  28. Olá! Como faço para escrever um ensaio acadêmico interpretativo, sobre uma obra, a partir de um texto que fala sobre a superinterpretação?

  29. Olá professor
    tudo bom?
    eu me chamo André, sou estudante de história da UFBA e o professor passou um trabalho que percebi agora que foge de suas explicacoes: um ensaio academico a respeito de qualquer livro escrito por qualquer escritor africano. Neste caso como vou fazer um ensaio tendo como base um livro, se o senhor aconselhou diversificar?
    andrepbatista16@yahoo.com.br

    • Olá, André. Seu ensaio sobre uma determinada obra é algo simples de ser feito! Vc vai tecer considerações a respeito da obra sobre o que vc acha dela, tocar em pontos relevantes etc. Como disse, o ensaio não possui uma forma fechada, sendo que te permite utilizar de hipóteses que foram consideradas até o presente momento por vc, sobre determinado assunto ou livro. Espero ter ajudado! Volte sempre!

  30. Parabéns pelo post, muito útil e sintético. Vou usar hoje em uma aula em que pedirei um ensaio às minhas alunas. Depois te conto se ajudou. Um abraço,
    Selma

    • Ok, Selma. Fico feliz em estar ajudando de algum modo! Espero ansioso para saber de seus resultados! Abração!

  31. pelo que li ate aqui o ensaio academico e´um texto simples mas que exige uma fundamentaçao alem da opiniao do autor. e´isso?

    • Elisia, o ensaio trata das reflexões do autor no momento exato da escrita ensaística. Isso significa que o autor pode reconsiderar os seus apontamentos.

  32. Olá,

    Adorei seu site !

    Estou no primeiro ano do ensino médio, e preciso fazer um ensaio, sobre qualquer tema filosófico. Porém, tenho medo que aparente uma dissertação, já que preciso expor minha opinião. Alguma sugestão ? :s

    Obrigada,

    Carolina.

  33. Olá Professor,

    Preciso fazer um ensaio para obter nota em uma especialização (pós-graduação) e gostaria de saber qual a estrutura de um ensaio, visto que preciso fazê-lo de acordo com as normas da ABNT. A capa é a mesma de uma monografia (nome centralizado na parte superior, título centralizado e entidade e data inferior centralizado ?) Precisa de contra capa ??

    Agradeço desde já.

    • Genaro,

      Estou com a mesma dúvida sua. PReciso fazer um ensaio que faz parte da nota de uma disciplina de pós-graduação (especialização).
      Você teria a estrutura de um ensaio??? Se tiver, por gentileza, poderia me enviar por e-mail para que eu possa ver como é?
      Antecipo os meus agradecimentos.

  34. Excelente o texto, deu para dar uma clareada.

    • Olá, Paulo. Que bom! A ideia era exatamente essa! Em minha graduação, tive uma professora chamada Sylvia que me ajudou muito com relação a isso. Hoje, posso compartilhar esse conhecimento. Apareça e participe sempre!

  35. Gostei bastante do seu post, obrigada. bjs

  36. Olá, Senhor Yamashita.

    Quero parabenizá-lo pelo site, ele sintetiza de forma clara e objetiva o assunto. Que tal postar alguns exemplos de ensaios? Penso que ajudaria mais ainda.
    Boa noite, agora vou por em prática o que o seu site me ensinou.

    Kathya Kecya

    • Obrigado, Kathya. Obrigado também pelas dicas. A falta de tempo faz com que o blog esteja um pouco “atrasado” com relação a novos posts. Mas, com o pessoal curtindo e comparacendo mais, com certeza, poderemos “reavivar” o site com mais assiduidade! Continue participando!

  37. Prof. Ricardo,

    Preciso elaborar um ensaio que é nota de uma disciplina de um curso de especialização, porém nunca vi nem li um ensaio. Poderia me enviar a estruturação de um para que eu possa estruturar, pois escrevi já alguma coisa mas preciso colocar no formato de um ensaio,
    Agradeço a atenção

  38. Muito boa a explicação de como se elaborar um ensaio acadêmico, no entanto ainda me restam dúvidas sobre tal tema. Preciso escrever um ensaio acerca do papel do profissional de Ciências Contábeis junto ao Sistema Financeiro Nacional. agradeço a todos aquele que enviarem para e-mail robson.micael17@hotmail.com livros ou dicas sobre o assunto.

    agradeço desde então.

  39. Ufa! Salvando a pátria do Mestrado aqui… :)

  40. Olá. Gostei muito das explanações sobre o que é um artigo. Mas tive muita dificuldade em ler por causa do fundo preto do blog e letra cinza e muito pequena. Talvez um fundo mais claro facilitasse a leitura. Abraço! :)

  41. gostaria de saber quantas palavras posso usar no ensaio academico, quantas linhas por folhas? citacies e referencias so no final do texto?
    abraco

  42. Boa noite Professor, também estou em apuros, sou aluna do curso de Mestrado da Fumec de belo Horizonte e estou tentando elaborar um ensaio acadêmico partino de 3 trés textos do Professor Doutor Oliver Williamson . Já fiz o fichamento dos trés texto e precisa do modelo de estrutura do Ensaio acadêmico para discorrer sobre o assunto. Você por gentileza tem algum modelo que possa me enviar? ou algum material mais específico para eu me orientar.
    Muito obrigada e aguardo seu retorno anciosamente.

  43. Boa noite Ricardo, faço Mestrado em Educação(Argentina) e um dos meus trabalhos é um Ensaio. Até hoje estava um pouco “perdida”, mas lendo sua matéria comecei a entender. Minha dúvida é: Posso escolher qualquer tema para um ensaio acadêmico? Obrigado por esclarecer nossas dúvidas pois este site é muito proveitoso e esclarecedor.
    Delma Nascimento

  44. muito boa a sua explicaçao ^^
    vlw

  45. Olá,
    Estou no primeiro período de Ciências Contábeis e meu professor de Teoria Geral da Administração pediu que eu fizesse um Ensaio.Tenho que me basear em 10 artigos e escrever 4000 palavras.Estou com dificuldade de entender se preciso citar todos os artigos,se preciso fazer tópicos ou subtítulo ou se esse texto pode ser somente dividido por parágrafo..O tema é livre mas não sei nem por onde começar.Muito obrigada.Luisa

  46. ola professor! confesso que gostei imenso do seu blog pois estou tendo imensas dificuldade em fazer um ensaio academico. gostaria que coloca-se alguns.

  47. Muito obrigada eu estava perdida sem saber por onde começar até visitar seu post.valeu!!!!!!!!!!!!!

  48. Oi! gostaria de saber como se esqueve esse artigo academico, pois vou tentar fazer um sobre a historia e filosofia da ciencia. Num sei nem como comecar.

  49. olá professor,

    preciso muito saber se, no ensaio, podemos fazer citações???
    obrigada desde já

    • Rejane, o ensaio é um estilo mais livre! Ele te permite discorrer sobre um tema sem, necessariamente, que suas palavras sejam ancoradas empiricamente em outros autores. Mas é de bom tom, caso vc fale sobre as ideias de um filósofo, por exemplo, vc, ao menos, dizer sobre quem se refere. Espero estar ajudando.

      • Muito obrigada pela atenção
        e que rápido foi ….mais uma vez obrigada!!!

  50. Prof. Preciso fazer um um ensaio sobre um trecho de um livro utilizando a teoria do análise do Discurso, outro livro, confesso que apesar de estar com os dois livros e mãos , não coloco as ideias e nem o sentido deste ensaio, é uma prova e não chego a conclusão nenhuma, lendo você aqui entendi o que é um ensaio, porque nosso prof não deu nenhuma aula sobre ensaio.
    Espero sua orientação
    obrigada.

  51. Adorei as dúvidas e dicas de todos, me ajudou muito na produção do meu ensaio. Abraços!

  52. Excelente material que contribui para meu ensaio na área acadêmica de pequisa

  53. Como se estrutura um ensaio ?? ele possui sumário? palavras chave ? resumo ? é possível que se inicie esse ensaio da seguinte forma: Este ensaio se propõe a esclarecer …
    ainda, o nome do redator do ensaio deve vir abaixo do título, como em um artigo, juntamente com a profissão do mesmo, ou deve estar no final ??

  54. Olá, preciso tirar uma dúvida! Acabei de fazer um ensaio acadêmico, e estruturei o mesmo da seguinte forma: Justificativa, objetivo, introdução, desenvolvimento e conclusão. Eu posso estruturá-lo dessa forma?

  55. Ricardo, gostaria de ler os seus artigos sobre esse tema. Onde posso ler?

    • Oi, Thaís. Encaminhei solicitação de amizade a vc. Posso te encaminhar alguns artigos a respeito. Meu face é Ricardo Yama.

  56. Muit.bm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: